RPG Design — Variantes de Rolagem
No texto anterior, exploramos o básico de métodos de rolagem, mas esses métodos raramente são usados em seu estado puro. É comum que métodos diferentes sejam combinados em algum grau, ou mesmo sejam usados em pontos isolados da mecânica. Além disso, também é comum que variantes sejam empilhadas sobre essas combinações com o intuito de gerar efeitos matemáticos pontuais para corrigir falhas ou amenizar efeitos colaterais indesejados do tipo de rolagem escolhida.
O impacto matemático de cada variante pode mudar muito, a depender de com que métodos de rolagem ela é combinada, e de quais outras variantes são usadas simultaneamente a ela. Devido a isso, seria impossível expor aqui todas as consequências estatísticas dessas combinações, uma vez que o número possível de arranjos é muito grande para ser explorado em detalhes. O que podemos fazer é indicar o efeito estatístico mais provável que uma certa variante pode causar quando utilizada, o que vai levar a um recomendação geral de casos em que seu uso pode ser interessante.
Condições
Antes de tratar das variantes propriamente ditas, é importante falarmos sobre as condições em que essas variantes irão ocorrer. Nem sempre uma variante será aplicada em todas as jogadas de uma mecânica de resolução de conflito, muitas vezes seu uso será restrito a certas situações. Considerando isso, podemos afirmar que uma variante na verdade é uma composição entre a variante em si e as condições para seu uso, pois essas condições podem mudar drasticamente o efeito estatístico gerado por ela. Podemos classificar as condições de uso de uma variante nas seguintes categorias:
Uso automático — A variante será usada em TODAS as jogadas daquela mecânica de rolagem específica, sem exceção. O uso automático tem um efeito estatístico muito mais previsível, e geralmente é utilizado quando é necessária uma correção da matemática do método de rolagem escolhido.
Ex.: Em GURPS, independente de qualquer modificador, um resultado 17 ou 18 é sempre considerado uma falha, assim como um resultado 3 ou 4 é sempre considerado um sucesso. É um exemplo de uso automático da variante de Chance Limite, nas suas sub variantes Limite Superior e Limite Inferior.
Uso situacional — A variante será usada sempre que uma determinada situação acontecer, para representar uma mudança estatística gerada por essa situação. O uso situacional geralmente é utilizado quando é necessária uma correção da matemática pontual, específica de certa situação, para um método de rolagem.
Ex.: Em D&D 5ª edição, certas situações de vantagem e desvantagem tática ou narrativa exigem a rolagem de um dado extra. É um exemplo de uso situacional da variante de Dado Extra, em suas sub variantes de Rolagem Simultânea, e Manutenção de Resultado Maior/Menor, a depender da situação.
Uso condicional — A variante será usada atrelada a um pré requisito mecânico, uma característica que, quando possuída por um personagem, lhe permitirá ou lhe obrigará a utilizar uma variante em uma jogada específica para representar a influência dessa característica.
Ex.: Em Vampiro A Máscara 3ª edição, possuir uma habilidade em nível 4 ou mais permite ao personagem ter uma especialização de habilidade, o que vai permitir ao jogador rolar um dado adicional para cada resultado 10 que obtiver na sua jogada quando utilizando essa especialização. É um exemplo de uso condicional das variantes de Explosão de Valor, em sua sub variante Valor Máximo, e Dado Extra, na sua sub variante de Rolar e Adicionar.
Variantes
As variantes expostas a seguir não esgotam o tema, posto que é sempre possível se criar novos tipos, então optamos por listar os mais comuns. Devemos notar também que, enquanto alguns tipos de variantes podem ser aplicados em qualquer método de rolagem, outros são específicos de um ou outro, devido a características físicas ou matemáticas.
Dados extras
Consistem em, além dos dados padrão a serem usados numa rolagem, se rolar também um ou mais dados extras. Essa variante tanto pode ser usada para facilitar um resultado quanto para dificultá-lo, e o seu efeito estatístico dependerá de sub variações.
O momento da rolagem dos dados adicionais é importante, o fato dos dados extras serem alvo de Rolagem Simultânea a rolagem principal, ou de Rolagem Posterior, vai ser determinante para saber se é viável atrelar a variante a uso de recursos, como pontos heroicos.
A depender do método de rolagem, algumas sub variantes são possíveis, como Role e Escolha, onde o valor rolado no dado extra vai substituir o valor de uma ou mais dados da rolagem padrão a escolha do jogador; Role e Mantenha, onde acontece mesmo, mas o jogador não pode escolher se irá usar o novo valor ou não, sendo obrigado a fazê-lo; e Role e Adicione, onde o valor dos dados adicionais será acrescentado ou deduzido do resultado da rolagem padrão. Sendo essas as três sub variantes mais comuns da variante de Dado Extra.
Chance Limite
Consiste em considerar um valor de rolagem natural, ou seja um valor oriundo unicamente dos dados, independente de quaisquer modificadores aplicados à rolagem, como valor limite suficiente para definir o sucesso ou falha da rolagem. Entre suas sub variantes, é muito comum que se use o Limite Mínimo, ou seja, um valor da rolagem de dados que será sempre falha, independente de qualquer modificador, e o Limite Máximo, um valor que será sempre considerado sucesso, quase sempre as duas são usadas em conjunto.
A Chance Limite é usada para corrigir o problema de insignificância dos dados quando há um grande acúmulo de modificadores em uma mecânica de resolução de conflitos. Também é usado para corrigir o problema do sucesso/fracasso impossível, também gerado por um grande acúmulo de modificadores.
Re-rolagem
Consiste em rolar novamente um ou mais dados de uma rolagem. Compartilhar algumas características e sub variantes com a variante Dado Extra, tendo por principal diferença o fato do número geral de dados sempre se manter o mesmo, tornando o resultado previsível, uma vez que sempre estará dentro da faixa de resultados possíveis para aquele conjunto de dados.
Como sub variantes possíveis temos o Role e Escolha, de uso bem raro nesse caso, uma vez que lembrar o resultado anterior dos dados é um passo que exige energia a mais. E o Role e Mantenha, que é de uso mais comum em combinação com Re-Rolagem.
Re-rolagem costuma ser usada principalmente para corrigir resultados para melhor, quase sempre atrelada a Uso Condicional ou Uso Situacional. Tem como efeito matemático deslocar a curva de probabilidade para a direita ou para a esquerda, tornando resultados, respectivamente maiores ou menores, mais prováveis do que normalmente seriam.
Combinações
Consiste na análise da combinação de resultados do conjunto de dados para engatilhar efeitos extras para uma jogada. Como sua sub variante mais comum temos os Números Iguais que, no caso de uma certa quantidade de dados ter o mesmo número como resultado, um efeito é engatilhado. Outra sub variante comum é de Sequências, onde certas sequências numéricas que ocorram no resultado do conjunto de dados podem disparar um efeito.
Combinações ocorrem mais raramente do que outras situações em uma rolagem, sendo, portanto, utilizadas quase que unicamente para adicionar efeitos especiais a uma resolução de conflito, já que depender delas para a resolução em si é matematicamente complicado, exigindo um grau alto de adaptação.
Cancelamento de Resultados
Variante exclusiva do método de Pool de Dados, onde um resultado específico em um dado pode reverter o resultado de outro. Sua sub variante mais comum é o Cancelamento de Sucessos onde um resultado muito ruim num dado pode cancelar um sucesso obtido em outro. O contrário também é possível, ou seja, pode-se ter uma sub variante de Cancelamento de Fracassos, mas são raros os jogos que contabilizam fracassos, de forma simultânea ou não a contabilização de sucessos.
O uso de Cancelamento de Resultados tende a aumentar a complexidade matemática de uma rolagem e, quase sempre, introduz uma certa inconsistência.
Conclusão
Muitas das variantes apresentadas aqui podem se mostrar sob uma roupagem diferente, podendo gerar a impressão de que são novas variantes. A classificação aqui citada leva em consideração não a forma como a variante se apresenta, mas a forma matemática como ela acontece.
No próximo texto vamos tratar de outros fatores, além da matemática, que podem levar a escolha de um certa mídia como base de uma mecânica de resolução de conflitos.